Desenvolvedor: como você vai aproveitar ao máximo a Inteligência Artificial?

O compromisso da Microsoft de democratizar a IA, tornando-a acessível a todas as pessoas – desde desenvolvedores até cientistas de dados, amantes da tecnologia e estudantes...

Este é um grande momento para ser desenvolvedor, especialmente quando se trata de temas relacionados à Inteligência Artificial (IA). Durante o Build 2017, evento que aconteceu de 10 a 12 de maio em Seattle, Washington, vi e compartilhei o entusiasmo dos desenvolvedores por usar a IA Microsoft para criar aplicativos que tenham impacto mais profundo e amplo em todos os setores da sociedade.

Esta oportunidade também carrega uma enorme responsabilidade. Nosso foco deve ser guiado por princípios, visto que o código para o futuro está presente em nossas escolhas de design. Na Microsoft, nossos valores e princípios nos conduzem enquanto expandimos nossa criatividade por meio da tecnologia. Procuramos criar um design inclusivo para que mais pessoas se beneficiem e tenham confiança na tecnologia que criamos.

O compromisso da Microsoft de democratizar a IA, tornando-a acessível a todas as pessoas – desde desenvolvedores até cientistas de dados, amantes da tecnologia e estudantes – e possibilitando que elas aproveitem seus benefícios, foi materializado durante o Build por meio dos diferentes anúncios relacionados a Inteligência Artificial que apresentamos. E, este ano, demos passos significativos para avançar com esse compromisso, graças à convergência de três forças importantes: maior poder de computação em nuvem, algoritmos mais poderosos e acesso a enormes quantidades de dados.

Imagine o impacto que pode ter um desenvolvedor que cria um aplicativo em uma plataforma Microsoft! O aplicativo pode alcançar mais de 500 milhões de dispositivos ativos do Windows 10, 100 milhões de usuários ativos do Office 365 e mais de 140 milhões de usuários ativos da Cortana por mês. Isso tudo e mais 12 milhões de entidades organizacionais no Azure Active Directory e a utilização da nuvem da Microsoft por 90% das empresas da Fortune 500.

 

Durante o Build, anunciamos um portfólio expandido de Serviços Cognitivos e agora oferecemos 29 APIs que se somam a uma poderosa coleção de recursos de IA nos campos de visão, fala, linguagem, conhecimento e pesquisa e que podem ser adicionados ao aplicativo de um desenvolvedor com apenas algumas linhas de código. Esses novos serviços incluem Bing Custom Search, Custom Vision Service, Custom Decision Service e Video Indexer, entre outros. Isso vai além do lançamento do Cognitive Services Labs, que permite aos desenvolvedores fazer parte da comunidade que se aventura em entender melhor o futuro da IA. Um dos primeiros serviços disponíveis no Cognitive Services Labs é a Gesture API, que cria experiências mais intuitivas e naturais ao permitir que os usuários a controlem e interajam usando gestos.

Também anunciamos os novos Adaptive Cards para o Microsoft Bot Framework, que permitem aos desenvolvedores criar cartões que funcionam em vários aplicativos e plataformas. Os desenvolvedores também podem publicar em novos canais, incluindo Skype for Business, Bing e Cortana, e implementar a API de solicitação de pagamento da Microsoft para verificação rápida e fácil com seus bots.

Como você sabe, um de nossos compromissos é infundir IA em todos os nossos produtos e serviços, de Xbox a Windows, de Bing a Office. Sobre o Office, anunciamos o Presentation Translator, que utiliza nossa API para traduzir qualquer apresentação do PowerPoint em vários idiomas em tempo real. Quando lançada, esta ferramenta será capaz de incorporar transcrições ao vivo do apresentador em um idioma específico e até mesmo gerar um link exclusivo que os espectadores podem usar para obter traduções em seu idioma em tempo real.

A Inteligência Artificial que sonhamos e em que estamos trabalhando atualmente é a Cortana, sua assistente pessoal digital. Durante o Build, anunciamos a versão de visualização pública da Cortana Skills, com a qual os desenvolvedores podem desenvolver habilidades para a Cortana criando um bot simples e depois publicando-o no novo canal Cortana suportado pelo Microsoft Bot Framework. Cortana Skills está disponível para Windows 10, Android, iOS e o novo alto-falante Harman Kardon Invoke.

A popularidade da IA é nova, mas o investimento da Microsoft nela não é. Nas últimas duas décadas, lançamos as bases da atual onda de progresso na IA através de pesquisas em áreas como a aprendizagem de máquina, reconhecimento de voz, visão computacional e reconhecimento de imagens.

Queremos que a IA esteja disponível para todos e que os desenvolvedores aproveitem para resolver os problemas mais complexos do mundo. Nosso objetivo é expandir a criatividade humana e ajudar todos os desenvolvedores a criar a próxima geração de aplicativos que são movidos pela Inteligência Artificial da Microsoft. Espero que os desenvolvedores aproveitem ao máximo e se beneficiem desse compromisso.

Fabio Scopeta é Diretor de Transformação Digital e Inteligência Artificial da Microsoft América Latina.

 

The post Desenvolvedor: como você vai aproveitar ao máximo a Inteligência Artificial? appeared first on Microsoft News Center Brasil.

 

0 comentários



É necessário estar logado para comentar. Clique aqui para logar ou cadastre-se.