User Experience

O UX (User Experience ou Experiência de Usuário) não se resume apenas a um layout visualmente bonito, é a experiência do usuário como um todo, sendo ela simples, clara e intuitiva.

O UX (User Experience ou Experiência de Usuário) não se resume apenas a um layout visualmente bonito, é a experiência do usuário como um todo, sendo ela simples, clara e intuitiva. Quando você precisa explicar como funciona determinada função dentro de um site, por exemplo, você deixa de ter uma boa experiência de usuário, porque foi preciso auxiliá-lo na execução de determinada tarefa. O mesmo acontece quando você compra uma impressora e não consegue mexer, ela não foi desenvolvida como uma boa experiência de usuário, limitando o mesmo a explorar suas funções e concluir seus objetivos.

É importante manter um design centrado no usuário com foco em suas necessidades, desejos e limitações, isso não significa que você precisa fazer menos, mas fazer de uma forma simples. Muitos pensam que a simplicidade está focada no retirar elementos do seu projeto, mas não é bem assim, porque isso também pode dificultar o alcance de um objetivo. A simplicidade está em tornar uma determinada tarefa em fácil entendimento, sem que haja a necessidade de uma explicação e que o usuário possa executar sem dúvidas, esse processo gera uma confiança que torna essa experiência mais agradável e intuitiva.

Então eu me pergunto, será que a experiência de usuário está focada somente em como ele manipula objetos e as informações?

Não! O UX vai muito além, por exemplo, em um website podemos testar a performance dele através do carregamento de uma página, mas, como assim?

Diversas pesquisas mostram que os usuários não gostam de esperar mais do que 2 segundos para que a página seja carregada, muitos desistem de esperar o carregamento após 10 segundos e procuram outro site para visualizar as informações requeridas, então, pense bem, será que você atende as expectativas do seu usuário?

Mas não fique pensando que o UX é um bicho de sete cabeças, apenas reflita se você gostaria de ter uma experiência agradável com seu produto ou serviço.

Então, não se preocupe nas coisas que deseja remover, mantenha sua concentração no que deseja manter e que julga-se necessário para o usuário final.

0 comentários



É necessário estar logado para comentar. Clique aqui para logar ou cadastre-se.